<font color=0094E0>A Festa</font>

Em destaque
Programa do PCP em destaque no Pavilhão Central
A alternativa é o socialismo

No ano em que se realiza o XVIII Congresso do PCP, o Pavilhão Central destaca o Programa do PCP «Por uma Democracia Avançada no Limiar do Século XXI» e afirma o socialismo como o futuro da humanidade. As poderosas lutas de massas contra a política de direita do Governo do PS e a acção do Partido estarão também em destaque nas exposições e debates realizados na sala de visitas da Festa do Avante!.

Tecnologias da Informação e Comunicação

O que é que as tecnologias de informação e comunicação têm a ver com a liberdade e a democracia? De que forma os protocolos do Estado com a Microsoft põem em causa a soberania nacional? Tudo isto e muito mais no espaço das TIC, no Pavilhão Central.

Suplemento coleccionável

O Avante! publica esta semana o primeiro de quatro suplementos coleccionáveis dedicados à Grande Gala de Ópera que terá lugar no Palco 25 de Abril, na primeira noite da Festa do Avante!. Trata-se de um destacável que o leitor dobrará ficando assim com oito páginas. Este primeiro suplemento é dedicado a Giuseppe Verdi e às obras cujas árias serão interpretadas na gala. Dá-se também a conhecer os maestros e os solistas deste espectáculo que se prevê memorável.

EP

A Entrada Permanente (EP) não é apenas a possibilidade de acesso a dezenas de espectáculos, exposições e tantos outros acontecimentos nos três dias da Festa, mas um acto de solidariedade com a Festa e com o PCP. Comprada antecipadamente, poupa-se 8,5 euros.


Mais artigos de: Em Foco

O capital sobre carris

As acções públicas do SNTSF/CGTP-IN vieram chamar a atenção para a negação do direito à contratação colectiva na Fertagus. Esta é mais uma via para incrementar os lucros desta empresa do grupo Barraqueiro, intimamente associado à multinacional Arriva. Também os utentes e o Estado são chamados a contribuir para este próspero negócio, nascido da política de privatizações e alimentado por governos do PS e do PSD.

A «ajuda» do ministro

No percurso da Fertagus, comprova-se que a política dominante prefere o capital privado. Com governos do PSD ou do PS, decisões políticas conduziram à actual situação, em que os utentes pagam os bilhetes mais caros, o Estado paga indemnizações compensatórias mais elevadas e os trabalhadores recebem menos e têm menos direitos.

Lutas e protestos obtêm resultados

Apontando alguns exemplos, Eduardo Vieira e José Manuel Oliveira salientam que, quando os trabalhadores da Fertagus expressam um certo grau de descontentamento, a empresa é levada a responder, ainda que se fique por questões pontuais.A administração só passou a autorizar a realização de plenários sindicais depois de ter...

Dicionário com duas letras

AArriva - O grupo inglês Arriva é um dos maiores operadores europeus de transportes, com empresas de transporte rodoviários, ferroviário e fluvial, em doze países. De 2006 para 2007, as receitas tiveram um aumento de 23 por cento (de 1,8 mil milhões de libras para mais de dois mil milhões) e os lucros subiram 16 por...

<font color=0094E0>O coração da Festa </font>

O Pavilhão Central é uma presença marcante em todas as edições da Festa do Avante!. Pela sua grandiosidade e imponência, pelo conteúdo das suas exposições ou por ali se realizarem alguns dos mais importantes debates da Festa, é sempre um local de visita obrigatória.

<font color=0094E0>Grande Gala de Ópera</font>

Giuseppe Verdi (1813-1901)Figura central na história geral da ópera e na da ópera italiana em particular, Verdi foi quase exclusivamente um cultor dessa forma de espectáculo músico-teatral. Na sua longa vida de mais de oitenta anos legou-nos dezenas de criações onde se incluem algumas das mais sublimes partituras...